Prefeitura inaugura Jardim José Wilson Toni, um dos primeiros imóveis protocolados no Brasil do Casa Minha Vida do Brasil

Governo Municipal já organiza equipamentos sociais para o local, como creche, escola, programa de saúde da família e unidade de saúde

Foto: Tiago Morgan

wilsontoni28tm1

População se reúne no Complexo Paiva para acompanhar inauguração dos apartamentos do Jardim “José Wilson Toni”

O Condomínio Jardim “José Wilson Toni”, localizado na região do Complexo Paiva, um dos primeiros empreendimentos assinados no Brasil junto ao programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, e reuniu seus futuros moradores. O imóvel, que homenageia o jornalista e radialista “Wilson Toni, é formado de 704 apartamentos divididos em sete blocos residenciais.

De acordo com Silvio Martins, presidente da Cohab-RP (Cia. Habitacional de Ribeirão Preto), os apartamentos atenderão famílias de três núcleos de favelas da cidade, como a comunidade do Tanquinho, Vila Zanetti, Vila Elisa; além de beneficiar pessoas que vivem em vulnerabilidade social nos Movimentos Moradia Popular, Movimento Livre e Baixadão. “A prefeita Dárcy Vera vive hoje um dia especial. Ela buscou o investimento junto ao Governo Federal. Somos um dos primeiros municípios do Brasil a assinar com a Caixa Econômica Federal um contrato do Minha Casa Minha Vida”, explica Martins.

O presidente da Cohab-RP lembra que as famílias que se mudarão para o Wilson Toni viviam em situação de venerabilidade social e ambiental. “Vocês realizam o sonho da casa própria. A prefeita vem fazendo o maior desfavelamento da história da cidade”, emendou ele. No próximo dia 29, na Cava do Bosque, acontece a assinatura de 616 contratos. Nos dias 30 e 31, sábado e domingo, a remoção de 238 famílias, sendo: 146 da favela do Tanquinho, 47 famílias da Favela Vila Zanetti; 45 para famílias da Favela da Vila Elisa, beneficiando mais de três mil pessoas.

Alfredo Eduardo dos Santos, gerente regional da CEF (Caixa Econômica Federal), destacou a importância do trabalho dos municípios que atuam em favor da moradia popular. “O Minha Casa Minha Vida é o maior programa de inclusão social do país. E a prefeita Dárcy Vera está de parabéns pelo trabalho de buscar moradias para os ribeirão-pretanos”, declarou.

O juiz Julio Spaladore, da 1ª Vara da Fazenda Pública, salientou que a iniciativa do Governo Municipal resulta no resgate da cidadania de quem há anos buscava a casa própria. Dona Neusa Toni, mãe do homenageado, declarou estar feliz e emocionada com a entrega do conjunto que leva o nome do seu filho. “Hoje é um dia especial para a família e desejo sucesso e paz a todos. Agradeço a lembrança da prefeita Dárcy Vera. Ficamos lisonjeados com este enorme carinho”, disse Neusa Toni.

O presidente da Câmara Municipal, Nicanor Lopes, também falou da importância de entregar moradias a quem tanto esperava. “A Prefeitura está realmente desfavelando. Todos ganham com isso, principalmente a cidade”, disse ele. Já o vice-prefeito Marinho Sampaio falou do compromisso social do governo com os mais fragilizados socialmente. “Estamos promovendo a inclusão social. A obtenção da casa é um sonho do homem e a prefeita Dárcy Vera não se cansa de buscar imóveis para atender as famílias mais carentes”, destacou Marinho.

Na área do Wilson Toni, a Prefeitura já organiza para funcionar um programa de saúde da família, uma creche que disponibilizará 500 vagas, uma escola, uma unidade básica de saúde, entre outras benfeitorias. “Essas pessoas, além da casa, terão, gradativamente, toda a estrutura necessária para viver com dignidade”, disse a prefeita Dárcy Vera ao falar da entrega oficial do Jardim Wilson Toni. “O dia hoje é de total emoção, porque conheço a maioria das pessoas que vão morar aqui, pois acompanhei seus dramas de tantas tragédias envolvendo enchentes. O que parecia um sonho para eles tornou-se real. Os apartamentos são muito bons e eles agora terão endereço e cidadania”, declarou ela.

Ela lembrou que fez questão de promover outras melhorias no empreendimento, que tem churrasqueira, grafiato, campo de futebol (canindé), apartamentos adaptados garantindo acessibilidade e garagem. “Este governo já entregou quase 2.000 residências, atendendo 9.280 pessoas. Estamos realizando um desfavelamento histórico na cidade. E temos mais 10.000 unidades protocoladas no Minha Casa Minha Vida. Nossa intenção é promover o desenvolvimento com justiça social”, informou Dárcy Vera.

Homenagens – Na ocasião, a prefeita recebeu homenagens de varias pessoas, entre elas Julieta Maria do Carmo, Eunice Barbosa dos Santos e Maria Rosangela Lima. “Ainda bem que estou viva para desfrutar da minha casa própria. Nunca acreditei nessa possibilidade. A prefeita sempre garantiu que íamos deixar a favela e isso virou uma realidade”, disse dona Eunice dos Santos.

Já Julieta Maria do Carmo, que compareceu com duas amigas, não se conteve a emoção. “Estou inscrita desde 1975. Somente hoje conquistei a minha casa. Morava com amigos ou pagava aluguel. O meu pesadelo teve fim”, informou Julieta, abraçando emocionadamente a prefeita Dárcy Vera. Maria Rosangela Lima, que não tinha onde morar com o marido e as filha pediu para homenagear Dárcy Vera. “Um dia ela me disse que eu tinha condições de obter moradia devido minha situação social. Confesso que duvidei. Por isso estou em estado de graça e fiz questão de agradecê-la, pois vou cuidar da educação das minhas filhas com dignidade, da forma que elas merecem”, finalizou Rosangela.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

28 de Julho de 2011

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/principal.php