Ribeirão Jovem inicia as aulas dos cursos de inclusão digital

As 100 vagas foram preenchidas. Todos os alunos recebem materiais apostilados nos 30 telecentros do programa distribuídos pela cidade

As aulas nos Centros de Inclusão Digital (CIDs) do Programa Ribeirão Jovem foram inicidas esta semana. As 100 vagas disponibilizadas foram preenchidas em três dias. Ao se formar nos cursos oferecidos pelos CIDs o aluno estará preparado para operar editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação, sistema Windows e Internet.

O Programa é uma realização da Prefeitura de Ribeirão Preto, por intermédio do Ribeirão Jovem que mantém e administra os Centros de Inclusão Digital, com recursos tecnológicos e humanos para atuar nos equipamentos públicos municipais, nas Bases de Apoio Comunitário (BACs) e em parcerias com instituições do terceiro setor.

Segundo o coordenador dos CIDs, André Pedersoli, é importante a disponibilização destes cursos para a população, pois, cada vez mais, a informática é imprescindível no dia a dia das pessoas. “Este programa oferecido gratuitamente pela Prefeitura vem para sanar a necessidade das pessoas que não têm acesso à informática, garantindo mais oportunidades no mercado de trabalho”, ressalta André.

Para a jovem Jéssica dos Santos da Silva, 16 anos, aluna do curso na unidade do Centro, esta é uma forma de aprender mais, e garantir uma vaga no mercado de trabalho. “Minha expectativa é ampliar meus conhecimentos e ser encaminhada para um bom emprego” disse Jéssica.

O Programa Ribeirão Jovem também fornece material apostilado para os cursos que mantêm. Atualmente conta com 30 telecentros distribuídos pela cidade, atendendo média de 8 mil pessoas por ano. O Programa Ribeirão Jovem oferece uma rede de serviços de encaminhamento e capacitação visando a empregabilidade, principalmente, aos jovens entre 16 e 28 anos. Como um programa institucional de políticas públicas municipais e com o objetivo de ampliar as estratégias de combate ao desemprego, o Ribeirão Jovem vem garantindo oportunidades de acesso a informação e promovendo a inclusão social.

Além do programa de inclusão digital, o Ribeirão Jovem proporciona aos jovens ribeirão-pretanos a iniciação ao mercado de trabalho através do Programa Estágio Cidadão, como também a capacitação para isso, através dos programas Dança Comigo e Casa da Juventude. 


Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 22 de Julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário