20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ribeirão Jovem participa da festa.


O grupo do programa “Dança Comigo”, desenvolvido no Núcleo do Horto Municipal pelo Programa Ribeirão Jovem, participaram nesta quarta-feira (30), da comemoração dos 20 anos dos  ECA (Estatuto da Criança e do Adolescentes), realizado no CSU (Centro de Jornada Ampliada da Vila Virgínia). A coreografia “Despertar de uma Infância”, de Bruno Oliveira, simboliza o desenvolvimento das crianças que estão em uma etapa de transição, da infância para a adolescência. Um dia cheio de atividades, apresentações e orientações sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. 

Matéria de João Ricardo Teixeira

Ribeirão Jovem faz apresentações no Palco Alternativo do “Dança Ribeirão 2010”

Alunos do Núcleo do Horto Municipal apresentaram a coreografia “Despertar de uma Infância”

Foto: Amigos da Fotografia
Palcos alternativos atraem bom públicos durantes apresentações

O grupo do programa “Dança Comigo”, desenvolvido no Núcleo do Horto Municipal pelo Programa Ribeirão Jovem, apresentou-se na manhã desta terça-feira no Palco Alternativo do “Dança Ribeirão”, instalado na Esplanada do Theatro Pedro II.

A coreografia “Despertar de uma Infância”, de Bruno Oliveira, simboliza o desenvolvimento das crianças que estão em uma etapa de transição, da infância para a adolescência. “O Jazz de Despertar de uma Infância demonstra como as meninas estão evoluindo na técnica da dança, e também como elas se despedem da infância para abraçar mais uma etapa da vida, a adolescência”, disse Bruno de Oliveira.

O coordenador do Programa Ribeirão Jovem destaca a importância dos palcos alternativos. “Os palcos alternativos oferecem espaço para grupos que buscam seu espaço no mundo da dança, além de oferecerem espetáculos gratuitos para toda a população”, disse Jason Albuquerque.

Nesta quarta-feira a coreografia “Despertar de uma Infância” será exibida novamente às 10h da manhã no Palco Alternativo da Esplanada do Theatro Pedro II. No período da tarde, um grupo de Bonfim Paulista se apresenta Palco Alternativo da Esplanada, às 15h30, com a coreografia “Ninfas”, de Cintia Valéria, na modalidade Estilo Livre.

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
02 de Junho de 2010

Terceira Idade participa de curso de informática

Alunos com 60 anos ou mais aprovam a iniciativa e dizem que o curso colabora para o exercício da memória


Uma turma de alunos, com idade acima dos 60 anos, iniciou este mês um curso de informática básica do Centro de Inclusão Digital na sede do Programa Ribeirão Jovem, cujo objetivo inicial era o atendimento ao público com idade de 16 a 28 anos.

“Resolvemos abrir esta oportunidade para as pessoas da terceira idade com a ideia de contribuir para a inclusão destas pessoas e até mesmo fazer com que elas exercitem a memória”, explica Jason Albuquerque, coordenador do programa.

Este foi o caso de dona Maria José Cruz, que tem 75 anos, e é uma das alunas do curso. Ela garante que a informática a tem ajudado e muito, no que diz respeito a treinar a memória. “Nesta idade nós temos dificuldade para lembrar as coisas e sentimos a necessidade de fazer exercícios mentais. O curso de informática é muito bom para esse tipo de exercício”, diz.

Nazira Magna da Silva, de 76 anos, outra aluna do curso, conta que sempre teve vontade de entender sobre informática, principalmente para fazer contato com parentes que não moram na cidade. “Fazer o curso me ajudou muito na comunicação com familiares distantes, porque tenho uma filha em São Paulo e, através da Internet, além de conseguir falar, posso vê-la, e isso graças ao computador. Além disso, hoje eu consigo assistir vídeos que eu gosto e não encontro na programação normal da televisão”, afirma Nazira.

O Ribeirão Jovem também tem parceria com o Núcleo da Terceira Idade dos Campos Elíseos, por intermédio da Secretaria de Assistência Social. “Trabalhar a favor da inclusão social é uma das metas estabelecidas pela prefeita Dárcy Vera e que iremos sempre cumprir da melhor maneira possível. Esta turma é prova de que nunca é tarde para aprender.” finaliza o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque.

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
29 de Maio de 2010

Saúde e Ribeirão Jovem promovem atividades de prevenção a Aids em praça pública

Praça Monteiro Lobato, no Jardim Centenário, receberá o ônibus “Viação Saúde”

Uma equipe do programa de DST/Aids, da Secretaria da Saúde, e servidores do programa Ribeirão Jovem, estarão nesta terça-feira, dia 25 de maio, das 17h as 21h, na praça Monteiro Lobato, no Jardim Centenário, para um trabalho preventivo entre os jovens sobre doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e hepatites.

A unidade móvel da Secretaria de Saúde, “Viação Saúde”, com técnicos da secretaria e agentes do Ribeirão Jovem estarão à disposição dos jovens do bairro para esclarecimento de dúvidas, disponibilização de materiais informativos, distribuição de preservativos, realização de exames sorológicos rápidos anti HIV e vacinação contra a hepatite B.

“O projeto de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, Aids e Hepatites virais entre jovens de Ribeirão Preto é uma parceria muito positiva entre o Programa Ribeirão Jovem e Secretaria de Saúde e tem como eixo estruturar as ações de integração do governo.Leva em consideração a importância das ações em saúde sexual e saúde reprodutiva realizadas nas diferentes regiões do município, de acordo com sua vulnerabilidade social”, explica Fátima Regina Neves, Coordenadora do Programa de DST/Aids do município.

Esse trabalho já foi levado a várias regiões da cidade como o Parque Tom Jobim e a Favela do Simioni e ainda percorrerá os bairros Parque Ribeirão, Adão do Carmo, Jardim Maria das Graças, Favela do Aeroporto, do Trevo, o Ribeirão Verde e Bonfim Paulista. Ao final, nos dias 22,23 e 24 de outubro, será realizado o I Encontro Municipal de Adolescentes de Ribeirão Preto “Por uma geração sem Aids”, na Cava do Bosque.

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
25 de Maio de 2010