Alunos com 60 anos ou mais aprovam a iniciativa e dizem que o curso colabora para o exercício da memória
Uma turma de alunos, com idade acima dos 60 anos, iniciou este mês um curso de informática básica do Centro de Inclusão Digital na sede do Programa Ribeirão Jovem, cujo objetivo inicial era o atendimento ao público com idade de 16 a 28 anos.
“Resolvemos abrir esta oportunidade para as pessoas da terceira idade com a ideia de contribuir para a inclusão destas pessoas e até mesmo fazer com que elas exercitem a memória”, explica Jason Albuquerque, coordenador do programa.
Este foi o caso de dona Maria José Cruz, que tem 75 anos, e é uma das alunas do curso. Ela garante que a informática a tem ajudado e muito, no que diz respeito a treinar a memória. “Nesta idade nós temos dificuldade para lembrar as coisas e sentimos a necessidade de fazer exercícios mentais. O curso de informática é muito bom para esse tipo de exercício”, diz.
Nazira Magna da Silva, de 76 anos, outra aluna do curso, conta que sempre teve vontade de entender sobre informática, principalmente para fazer contato com parentes que não moram na cidade. “Fazer o curso me ajudou muito na comunicação com familiares distantes, porque tenho uma filha em São Paulo e, através da Internet, além de conseguir falar, posso vê-la, e isso graças ao computador. Além disso, hoje eu consigo assistir vídeos que eu gosto e não encontro na programação normal da televisão”, afirma Nazira.
O Ribeirão Jovem também tem parceria com o Núcleo da Terceira Idade dos Campos Elíseos, por intermédio da Secretaria de Assistência Social. “Trabalhar a favor da inclusão social é uma das metas estabelecidas pela prefeita Dárcy Vera e que iremos sempre cumprir da melhor maneira possível. Esta turma é prova de que nunca é tarde para aprender.” finaliza o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque.
Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
29 de Maio de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário