Mais 88 famílias completam a ocupação do Residencial Jardim Wilson Toni

O empreendimento, o primeiro do Estado de São Paulo a ser lançado como parte do programa Minha Casa Minha Vida, tem, no total, 704 apartamentos, dos quais 616 já estão ocupados

Fotos: MateusZF
“Todos temos o direito de ser felizes e, agora, chegou a vez de vocês”, disse a prefeita Dárcy Vera

Maria da Conceição, Clarice, Abel, Ângela, Valdirene, Luana, Rosineide. Essas foram algumas das pessoas que viram o sonho da casa própria virar realidade na manhã desta sexta-feira, dia 23, quando tiveram os endereços sorteados no Residencial Jardim Wilson Toni, construído na região Oeste da cidade por intermédio do Programa Minha Casa Minha Vida. E, mais uma vez, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, estava lá para compartilhar esse sonho com aquelas pessoas, que há muito estavam inscritas na Cohab-RP. “Todos temos o direito de ser felizes e, agora, chegou a vez de vocês”, disse a prefeita às pessoas que participavam do sorteio. Ao seu lado estavam a secretária da Assistência Social, Maria Sodré; o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Tarcisio Paschoalato; a diretora de Habitação da Cohab-RP, Teresinha Marzola; os vereadores Walter Gomes e Giló; o presidente da Fabarp (Federação das Associações de Bairro de Ribeirão Preto, Eurípedes Ignácio dos Reis, entre outros.
A atribuição de moradias populares é sempre um momento de emoção e desta vez, não foi diferente. Abel Barbosa de Abreu, por exemplo, estava com a noiva no sorteio e disse que o apartamento veio em boa hora, pois agora ele vai marcar a data do casamento.
A ajudante de cozinha Rosineide Jacinto da Silva, que há 19 anos estava inscrita na Cohab, garante que valeu a pena esperar. “Pago um aluguel de R$ 300,00, que pesa muito no meu orçamento, pois tenho dois filhos. Sair desse aluguel era minha grande expectativa”, disse ela.
A mesma alegria estava estampada no rosto da diarista Valdirene Silva Santos, da aposentada Clarice Alves de Souza e tantos outros, que esperavam ansiosos pela vez de serem chamados e retirarem o endereço da urna. “É um momento indescritível para todos nós”, disse a salgadeira Ângela de Arruda Santos.
O sorteio de endereços desta sexta-feira correspondeu aos últimos 88 apartamentos referentes ao bloco 5 do Residencial Jardim Wilson Toni. O empreendimento, o primeiro do Estado de São Paulo a ser lançado como parte desse programa do Governo Federal, tem, no total, 704 apartamentos, dos quais 616 já estão ocupados.
A atribuição das unidades obedeceu a um decreto do Executivo, que estabelece 50% para a demanda aberta (inscritos na Cohab-RP) e os outros 50% para a demanda fechada (moradores de núcleos de favelas devidamente cadastrados junto à Prefeitura e famílias que ocupam áreas de risco ambiental).
A atual administração já entregou, no total, 1.856 unidades habitacionais. Desse total, o Programa Municipal de Desfavelamento já erradicou sete núcleos desde 2009, entre eles a Favela da Adamantina, Itápolis, parte da Faiane, Tanquinho, Vila Zanetti, Vila Elisa, além de remover parte dos moradores e urbanizar o núcleo Monte Alegre. Desde então, a Prefeitura já atribuiu moradias a 1.016 famílias, beneficiando mais de 5 mil pessoas.

Momento de emoção para mais 88 famílias, compartilhado com a prefeita Dárcy Vera



Valdirene Silva Santos, diarista, comemora e diz que já vai começar a organizar a mudança junto com os dois filhos

A ajudante de cozinha Rosimeire Jacinto da Silva conta que deixará de pagar um aluguel de R$ 300,00, que pesa muito em seu orçamento


Mais uma Academia ao Ar Livre é entregue para a população ribeirão-pretana

A contemplada é a Praça dos Expedicionários. Esta é a 5ª academia nestes moldes entregue à população

Fotos: MateusZF
Prefeita aciona nova iluminação da Praça dos Expedicionários


A 5ª Academia ao Ar Livre foi entregue no final da tarde desta sexta-feira, 23, pela prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, à população da cidade. Desta vez os equipamentos foram instalados na Praça dos Expedicionários, no Parque Bandeirantes, entre a rua Piracicaba e avenida Treze de Maio. Além da instalação dos equipamentos, a praça recebeu outros cuidados como nova pintura nos coretos, bancos e monumentos.
As Academias ao Ar Livre, destinadas principalmente ao pessoal da Melhor Idade, tem por objetivo estimular a prática de exercício e garantir mais qualidade de vida. A prefeita Dárcy Vera agradeceu aos presentes, entre eles, autoridades, colaboradores e patrocinadores e destacou a importância desses equipamentos em praças da cidade.

Dárcy Vera fala sobre a importância das Academias ao Ar Livre

Esta é a 5ª academia que instalamos na cidade, mas todos os bairros da cidade poderão contar com estes equipamentos. Em breve estaremos levando para o João Rossi, Quintino II, Ipiranga e Parque Tom Jobim. Agradeço o empenho de todos os funcionários da administração municipal que estiveram envolvidos nesta implantação e agradecer ao vereador Marcelo Palinkas, idealizador do projeto. Além de proporcionar mais saúde, temos certeza que vocês notaram que o espaço está mais bonito e bem iluminado e com um novo paisagismo. Aproveito para pedir uma ajuda a vocês para que cuidem desta praça como se fosse uma extensão da casa de vocês. Está entregue aqui mais uma Academia ao Ar Livre para todos vocês desfrutarem”, declarou a prefeita.
O Projeto foi apresentado pelo vereador Marcelo Palinkas e consiste na instalação em parques e praças públicas de equipamentos de ginástica e de lazer. A realização é da Prefeitura de Ribeirão Preto, com parceria do Supermercado Savegnago e da Unimed, que fornecem todos os equipamentos necessários para a instalação da academia.

O trabalho está muito bem feito, a prefeita Dárcy Vera está de parabéns, pois esta iniciativa está trazendo mais saúde para a nossa população e com certeza uma melhor qualidade de vida”, disse Palinkas.
Para os presentes a inauguração de mais uma academia é um dos melhores presentes para aqueles que buscam melhor qualidade de vida, ou até mesmo lazer.
Faço caminhadas todos os dias e a partir de amanhã já estarei ampliando meus exercícios através destes equipamentos. Uma excelente ideia, espero que as pessoas tenham cuidado e não estraguem os aparelhos”, disse Maria Aparecida Batista, 70 anos.
Outras quatro Academias ao Ar Livre já foram instaladas na cidade, sendo uma no Parque Maurílio Biagi; na Praça Rita Santos Jucatelli, na Vila Virgínia; no Centro de Esportes e Lazer “Manoel Freitas Câmara”, do Jardim Independência; Praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos; Praça “Matheus Nader Nemes”, entre as ruas Chile, João Gonçalves dos Santos, Galileu Galilei e avenida José Adolfo Bianco Molina, no Jardim Itamarati.







Walter Gomes agradece prefeita pela obras de abertura da avenida João Fiúsa com a Presidente Vargas

Parlamentar disse que obra era solicitada há muitos anos e irá, desta vez, agilizar e disciplinar o trânsito na região

Foto: Ricardo Teixeira
Prefeita Dárcy Vera recebe o vereador Walter Gomes, que agradece a prefeitura pelas obras viárias que melhorarão o trânsito nas avenidas Fiúsa com a Presidente Vargas

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, recebeu nesta quinta-feira, dia 15, em seu gabinete, no Palácio Rio Branco, a visita do vereador Walter Gomes. Sua visita teve como objetivo agradecê-la pela obra viária que está sendo realizada na esquina das avenidas João Fiusa e Presidente Vargas.
Trata-se do atendimento de uma antiga reivindicação dos moradores e comerciantes da região, que irá melhorar a fluidez do trânsito na região. No local estão sendo executadas obras para a abertura do canteiro central da Presidente Vargas, eliminando a necessidade de um retorno no local e que provoca congestionamento em horário de pico, já que pela avenida Presidente Vargas passam, diariamente, cerca de seis mil veículos.
“Vim para agradecer a prefeita pela coragem que teve de abrir aquela avenida. Tivemos tantos prefeitos e nenhum atendeu os moradores e comerciantes. O motorista demora cerca de dez minutos para fazer o retorno naquela área. Agora não deve demorar dois minutos. Há anos ouço pedidos nesse sentido e a prefeita Dárcy Vera tomou a iniciativa”, disse o vereador Walter Gomes. “Essa foi uma decisão acertada. Dárcy Vera ficará conhecida como a prefeita que fez a revitalização do centro de Ribeirao Preto e acabou com as enchentes depois de quase cem anos”, completa o parlamentar.
“Queremos dar agilidade no trânsito no local. Há anos esse problema se estende trazendo complicações para a comunidade”,  emenda a prefeita Dárcy Vera.


Prefeitura inaugura Jardim José Wilson Toni, um dos primeiros imóveis protocolados no Brasil do Casa Minha Vida do Brasil

Governo Municipal já organiza equipamentos sociais para o local, como creche, escola, programa de saúde da família e unidade de saúde

Foto: Tiago Morgan

wilsontoni28tm1

População se reúne no Complexo Paiva para acompanhar inauguração dos apartamentos do Jardim “José Wilson Toni”

O Condomínio Jardim “José Wilson Toni”, localizado na região do Complexo Paiva, um dos primeiros empreendimentos assinados no Brasil junto ao programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, e reuniu seus futuros moradores. O imóvel, que homenageia o jornalista e radialista “Wilson Toni, é formado de 704 apartamentos divididos em sete blocos residenciais.

De acordo com Silvio Martins, presidente da Cohab-RP (Cia. Habitacional de Ribeirão Preto), os apartamentos atenderão famílias de três núcleos de favelas da cidade, como a comunidade do Tanquinho, Vila Zanetti, Vila Elisa; além de beneficiar pessoas que vivem em vulnerabilidade social nos Movimentos Moradia Popular, Movimento Livre e Baixadão. “A prefeita Dárcy Vera vive hoje um dia especial. Ela buscou o investimento junto ao Governo Federal. Somos um dos primeiros municípios do Brasil a assinar com a Caixa Econômica Federal um contrato do Minha Casa Minha Vida”, explica Martins.

O presidente da Cohab-RP lembra que as famílias que se mudarão para o Wilson Toni viviam em situação de venerabilidade social e ambiental. “Vocês realizam o sonho da casa própria. A prefeita vem fazendo o maior desfavelamento da história da cidade”, emendou ele. No próximo dia 29, na Cava do Bosque, acontece a assinatura de 616 contratos. Nos dias 30 e 31, sábado e domingo, a remoção de 238 famílias, sendo: 146 da favela do Tanquinho, 47 famílias da Favela Vila Zanetti; 45 para famílias da Favela da Vila Elisa, beneficiando mais de três mil pessoas.

Alfredo Eduardo dos Santos, gerente regional da CEF (Caixa Econômica Federal), destacou a importância do trabalho dos municípios que atuam em favor da moradia popular. “O Minha Casa Minha Vida é o maior programa de inclusão social do país. E a prefeita Dárcy Vera está de parabéns pelo trabalho de buscar moradias para os ribeirão-pretanos”, declarou.

O juiz Julio Spaladore, da 1ª Vara da Fazenda Pública, salientou que a iniciativa do Governo Municipal resulta no resgate da cidadania de quem há anos buscava a casa própria. Dona Neusa Toni, mãe do homenageado, declarou estar feliz e emocionada com a entrega do conjunto que leva o nome do seu filho. “Hoje é um dia especial para a família e desejo sucesso e paz a todos. Agradeço a lembrança da prefeita Dárcy Vera. Ficamos lisonjeados com este enorme carinho”, disse Neusa Toni.

O presidente da Câmara Municipal, Nicanor Lopes, também falou da importância de entregar moradias a quem tanto esperava. “A Prefeitura está realmente desfavelando. Todos ganham com isso, principalmente a cidade”, disse ele. Já o vice-prefeito Marinho Sampaio falou do compromisso social do governo com os mais fragilizados socialmente. “Estamos promovendo a inclusão social. A obtenção da casa é um sonho do homem e a prefeita Dárcy Vera não se cansa de buscar imóveis para atender as famílias mais carentes”, destacou Marinho.

Na área do Wilson Toni, a Prefeitura já organiza para funcionar um programa de saúde da família, uma creche que disponibilizará 500 vagas, uma escola, uma unidade básica de saúde, entre outras benfeitorias. “Essas pessoas, além da casa, terão, gradativamente, toda a estrutura necessária para viver com dignidade”, disse a prefeita Dárcy Vera ao falar da entrega oficial do Jardim Wilson Toni. “O dia hoje é de total emoção, porque conheço a maioria das pessoas que vão morar aqui, pois acompanhei seus dramas de tantas tragédias envolvendo enchentes. O que parecia um sonho para eles tornou-se real. Os apartamentos são muito bons e eles agora terão endereço e cidadania”, declarou ela.

Ela lembrou que fez questão de promover outras melhorias no empreendimento, que tem churrasqueira, grafiato, campo de futebol (canindé), apartamentos adaptados garantindo acessibilidade e garagem. “Este governo já entregou quase 2.000 residências, atendendo 9.280 pessoas. Estamos realizando um desfavelamento histórico na cidade. E temos mais 10.000 unidades protocoladas no Minha Casa Minha Vida. Nossa intenção é promover o desenvolvimento com justiça social”, informou Dárcy Vera.

Homenagens – Na ocasião, a prefeita recebeu homenagens de varias pessoas, entre elas Julieta Maria do Carmo, Eunice Barbosa dos Santos e Maria Rosangela Lima. “Ainda bem que estou viva para desfrutar da minha casa própria. Nunca acreditei nessa possibilidade. A prefeita sempre garantiu que íamos deixar a favela e isso virou uma realidade”, disse dona Eunice dos Santos.

Já Julieta Maria do Carmo, que compareceu com duas amigas, não se conteve a emoção. “Estou inscrita desde 1975. Somente hoje conquistei a minha casa. Morava com amigos ou pagava aluguel. O meu pesadelo teve fim”, informou Julieta, abraçando emocionadamente a prefeita Dárcy Vera. Maria Rosangela Lima, que não tinha onde morar com o marido e as filha pediu para homenagear Dárcy Vera. “Um dia ela me disse que eu tinha condições de obter moradia devido minha situação social. Confesso que duvidei. Por isso estou em estado de graça e fiz questão de agradecê-la, pois vou cuidar da educação das minhas filhas com dignidade, da forma que elas merecem”, finalizou Rosangela.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

28 de Julho de 2011

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/principal.php

Pesquisa do CIEE mostra que 67% dos estagiários do Programa Ribeirão Jovem elogiam a experiência

Num total de 357 estudantes ouvidos 46% estão inseridos no mercado de trabalho


Luana Horácio estudante de publicidade, e ex-estagiária do Programa Ribeirão Jovem

Os jovens brasileiros buscam, cada vez mais, oportunidade de capacitação e, principalmente, uma chance para entrar no mercado de trabalho. Mais do que um emprego, eles procuram um ambiente de trabalho harmonioso que garanta uma oportunidade de crescimento profissional. O Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) vem estreitando relações entre órgãos públicos e privados, jovens e escolas, há 47 anos, buscando sempre aprimorar a formação das futuras gerações de profissionais. Para avaliar a parceria entre a instituição e o Ribeirão Jovem, o CIEE realizou pesquisa de satisfação entre os estagiários que passaram pelo programa Ribeirão Jovem entre 2009 e 2010.

A pesquisa, realizada no último mês de março, ouviu 357 estagiários que passaram pelo Programa Ribeirão Jovem nos últimos dois anos. O resultado revelou que 67% dos estagiários elogiam a experiência e 46% já estão inseridos no mercado de trabalho.

Para a universitária Luana Horácio conseguir o primeiro emprego, ainda na faculdade, é o desejo de todo estudante “Foi uma experiência muito importante. Foi ótimo já no primeiro emprego trabalhar na Prefeitura de Ribeirão Preto. Adquiri senso de responsabilidade profissional e contatos para minha carreira”, disse Luana.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, através desta parceria de 18 anos com o CIEE, já promoveu a inclusão de mais de 40 mil jovens, com idade acima de 16 anos, na vida profissional.

Segundo o coordenador do Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque, o trabalho desenvolvido pelo programa procura atender a demanda do mercado e principalmente promover a inclusão social, inclusive com diversas ações promovidas pelo Ribeirão Jovem como cursos gratuitos de técnicas administrativas e informática. “Estamos realizando um trabalho intenso para atender o maior número de estudantes possíveis. Além de oferecer vagas nos setores da Prefeitura, também temos parcerias com empresas e oferecemos outras atividades para jovens da cidade”, ressaltou Jason.

Programa Ribeirão Jovem – É uma rede de serviços (referência, atenção, encaminhamento, capacitação, informação e empregabilidade) destinada principalmente aos jovens entre 16 e 28 anos, residentes no município de Ribeirão Preto. É o programa institucional de políticas públicas municipais, dirigido à juventude, com o objetivo principal de ampliar as estratégias de combate ao desemprego, oferecendo oportunidades de acesso e promovendo a inclusão social e digital dos jovens munícipes, proporcionando sua iniciação ao mercado de trabalho.

Matéria Publicada  no sitie oficial da  Prefeitura   Municipal de Ribeirão Preto 
  09 de Abril de 2011
www.ribeiraopreto.sp.gov.br 

Projeto Dança Comigo oferece oportunidade de estágio

Podem participar do processo seletivo estudantes de curso técnico em dança

  Foto: Amigos da Fotografia

Alunas do Projeto Dança Comigo em apresentação no festival Dança Ribeirão de 2010  
A dança é uma arte de expressão corporal que ajuda na coordenação motora, permitindo movimento e ritmo do corpo. Quando voltado para classes de baixa renda, se transforma em oportunidade e bem-estar social, e é justamente esse o objetivo do Programa Ribeirão Jovem ao oferecer os cursos de balé, jazz e dança contemporânea, gratuitamente, a toda a população de Ribeirão Preto, por meio do projeto Dança Comigo.

Dança Comigo proporciona novas experiências para crianças a partir de quatro anos, e estudantes técnicos de dança, que se utilizam deste programa para cumprir carga de estágio.
O programa Ribeirão Jovem vem aprimorando e renovando o projeto, e está abrindo 10 vagas para monitores dos cursos. Para participar do processo de seleção, os interessados devem estar cursando técnico em dança. Candidatos às vagas devem levar currículo, CPF e comprovante de residência na sede do programa, que fica na rua Álvares Cabral, 930, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O valor da Bolsa-Auxílio para o estágio de monitor de dança é de R$ 230,00, além de R$ 80,00 para vale transporte. As vagas são para os núcleos do Horto Municipal, Presidente Dutra, CAIC Antônio Palocci, Marincek, Alexandre Balbo, São Fernando (Bonfim) e BAC (Base de Apoio Comunitário) no conjunto Eugênio Mendes Lopes.
Projeto Dança Comigo – Processo seletivo
Vagas: 10
Pré-requisitos: Necessário estar matriculado no curso técnico em dança
Inscrições: Ribeirão Jovem – rua Álvares Cabral, 930, Centro
Documentos necessários: Currículo, CPF, comprovante de residência
Bolsa-Auxílio: R$230,00 e R$80,00 de vale transporte

Informações no site http://www.ribeiraojovem.ribeiraopreto.sp.gov.br/

Ribeirão Jovem recebe doação de computadores

A doação foi feita pelo CIEE, para o projeto Centros de Inclusão Digital, que oferece cursos de iniciação à informática em 30 núcleos que abrangem todas as regiões de Ribeirão Preto 

  Fotos: Roberto Galhardo 
Fabíola Molina, (CIEE), Alberto Londres (CIEE), Jason Albuquerque (Ribeirão Jovem), Everton Augusto (estagiário) e Luchesi Júnior (Casa Civil) em solenidade de doação de computadores e entrega de certificados
  
O Ribeirão Jovem, Programa de Políticas Públicas para a Juventude do Município de Ribeirão Preto, recebeu na manhã desta sexta-feira, no Theatro Pedro II, a doação de quatro computadores do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. Os computadores serão utilizados no projeto de inclusão digital da Prefeitura, que possui 30 núcleos estrategicamente distribuídos em todas as regiões da cidade.
De acordo com Alberto Londres, supervisor do CIEE Regional de Ribeirão Preto, a inclusão digital é uma das maiores bandeiras do CIEE e do Ribeirão Jovem, “A inclusão digital é fundamental para o mercado de trabalho, e o nosso objetivo é incentivar essa capacitação junto com o programa Ribeirão Jovem”.
Na ocasião, foram distribuídos certificados de conclusão de curso de capacitação aos estagiários da Prefeitura. Ao todo foram entregues 485 certificados dos cursos de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira.

Jason Albuquerque, coordenador do Ribeirão Jovem, agradeceu o apoio do CIEE e falou sobre a importância da capacitação profissional dada pela empresa aos estagiários da Prefeitura. “É um grande prazer entregar estes certificados, pois é o nosso papel oferecer aos nossos jovens, uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”. Jason informou que os Centros de Inclusão Digital vêm crescendo a cada dia com o apoio de muitos parceiros da Prefeitura, como o Cine Clube Cauim, que ofereceu sua sala de cinema para a realização de palestra educativa aos estagiários.
O programa Ribeirão Jovem vem capacitando jovens estagiários desde 2009, quando foram certificados 2.349 estagiários. Já em 2010, foram 485 estagiários, por conta da mudança no formato dos cursos, que agora tem um enfoque mais específico, como por exemplo, Atendimento ao Cliente, Atitude Empreendedora e Gestão de Tempo.
 
Layr Luchesi Júnior, secretário da Casa Civil, representou a prefeita Dárcy Vera na solenidade
  

O secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior, que esteve presente na solenidade representando a prefeita Dárcy Vera, explicou que o estágio é uma oportunidade de crescimento e o trabalho feito pelo Ribeirão Jovem contribui e muito para o crescimento profissional. “Quando vemos os jovens atuando nas secretarias, entendemos a importância de um programa como o Ribeirão Jovem, já que o estagiário muito tem colaborado com a administração municipal, e muito desta dedicação vem da oportunidade de cursos profissionais”.

Fabíola Molina, ex-estagiária do CIEE, e hoje supervisora da empresa nos contratos da Prefeitura, motivou os jovens presentes na solenidade, com sua experiência profissional. “Eu comecei como estagiária e participei das capacitações, que me ajudaram a conquistar uma postura profissional desejável para a empresa, e acabei sendo contratada”.   
Para o ano de 2011, além dos cursos já realizados, serão oferecidos os temas Práticas de Seleção, Tomada de Decisão, Trabalho em Equipe e Resolução de Problemas, com o objetivo de melhorar a capacidade dos jovens dentro da repartição onde trabalha.

Publicado: Site Oficial da Prefeitura Muncipal de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 26 de fevereiro de 2011.

CIEE repassa computadores ao Programa Ribeirão Jovem

Solenidade de entrega acontece nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro no Theatro Pedro II

Foto Tiago Morgan
Programa Ribeirão Jovem recebe nesta sexta-feira, doação de computadores


O Centro de Integração Empresa Escola – Ciee -, parceiro da Prefeitura em documentação de estágio e capacitação de estudantes, repassa às 10h desta sexta-feira, dia 25, 4 computadores para o projeto de Inclusão Digital do Ribeirão Jovem, Programa de Políticas Públicas de Juventude do município de Ribeirão Preto. A solenidade de entrega acontece no Theatro Pedro II, com a participação de autoridades do Executivo, representantes do CIEE e coordenação do Ribeirão Jovem.
Na ocasião, o Ciee aproveita para entregar certificados de conclusão de curso de capacitação a cerca de 200 estagiários que atuam na Prefeitura. O curso é aberto a todos os estagiários e tem por objetivo conscientizar os jovens sobre conduta no espaço de trabalho e vida profissional.
Para o coordenador do Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque, esta é uma oportunidade que o Ciee oferece, de renovação de equipamentos do programa, além do incentivo aos estagiários que atuam na Prefeitura. “Estamos felizes de poder contar com a parceria do Ciee, que nos repassa esses computadores pensando no melhor para a população, e oferece cursos de capacitação aos nossos estagiários”.

Publicado: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
25 de fevereiro de 2011.
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/

Oficina de Audiovisual do Ribeirão Jovem terá início neste sábado

Jovens inscritos na oficina terão sua primeira aula sobre produção e direção

Alunos têm primeiro contato com equipamentos utilizados na Oficina Audiovisual

Produção, roteiro, filmagem e fotografia são algumas das disciplinas oferecidas pela oficina de Audiovisual do Programa Ribeirão Jovem, que terá início neste sábado, dia 19 de fevereiro, das 9h às 13h, na rua Álvares Cabral, 930, Centro, para a primeira turma do projeto. O curso, que tem duração de três meses, será ministrado por estagiários que atuam em outros projetos relacionados ao tema.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão, assinado pelo coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque. 

A oficina de audiovisual tem caráter cultural e educacional, e é destinada a grupos de jovens que estejam cursando o ensino médio, com idade acima de 15 anos. O Projeto consiste em aproximar esses jovens da linguagem audiovisual, concedida na sua interdisciplinaridade. 

Segundo o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque, a oficina de Audiovisual é uma excelente oportunidade para quem quer conhecer melhor a construção de filmes e documentários. 



Publicado: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
19 de fevereiro de 2011.



Estagiários da Prefeitura participam de palestra sobre mercado de trabalho

A prefeita Dárcy Vera esteve presente na ocasião e ressaltou a importância de se dedicar, começando pelo período de estágio
Fotos: Roberto Galhardo
Estagiários participam de palestra sobre mercado de trabalho

Educação constante e dedicação no período de estágio. Foi com estas diretrizes que estagiários do Programa Ribeirão Jovem, que atuam nas diversas secretarias, autarquias e coordenadorias municipais, passaram a manhã desta terça-feira, dia 15, no Cine Clube Cauim.

A palestra “Educação Contínua na Formação Profissional”, do professor da Unicamp, Fernando Arantes, foi oferecida pelo programa Ribeirão Jovem, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e Cine Clube Cauim, aos estagiários da Prefeitura. O objetivo foi discutir o futuro profissional destes jovens.

A prefeita Dárcy Vera, presente na ocasião, ressaltou a importância de se dedicar no período de estágio, “O estágio é a porta de entrada para uma carreira de sucesso, e a dedicação é fundamental até para uma possível contratação”. Dárcy aproveitou para contar um pouco de sua trajetória profissional como jornalista em diversos veículos de comunicação da cidade, e seu ingresso na política. “Trabalhei muito na vida, fui estagiária em vários veículos de comunicação, e isso me despertou para o que eu realmente gosto, que é a comunicação com pessoas, essa proximidade e o fato de poder ajudá-las”.


Prefeita Dárcy Vera emocionou público com sua história de vida

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto conta hoje com 1.200 estagiários atuando nas repartições municipais. O objetivo é oferecer mais vagas para os jovens da cidade, colaborando assim, com a cidadania e promovendo o bem estar social.
Para o coordenador do Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque, esta é mais uma ação do programa em favor dos jovens que atuam nas repartições municipais, “Nosso papel como órgão de políticas públicas para a juventude é preparar nossos estagiários para o mercado de trabalho, e é isso que estamos fazendo, com palestras, reuniões, pesquisas e capacitações. Os jovens de Ribeirão estão amparados por esse programa”.
Também estiveram presentes na palestra, o supervisor Alberto Londres, do CIEE regional de Ribeirão Preto, a consultora do CIEE na Prefeitura, Fabíola Molina, e o idealizador do projeto Cine Clube Cauim, Fernando Caxassa.


Veja Mais:

Prefeita ressalta importância do estágio como complemento pedagógico

Ribeirão Jovem oferece palestra sobre mercado de trabalho para estagiários da Prefeitura

“Educação Contínua na Formação Profissional” será ministrado no Cine Clube Cauim, nesta terça-feira, às 8h


Foto: Tiago Morgan


Estagiários da prefeitura participam de palestra sobre mercado de trabalho

Com objetivo de integrar estagiários da Prefeitura na realidade profissional e de mercado, o Ribeirão Jovem oferece, nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, a palestra “Educação Contínua na Formação Profissional” que será ministrada por Fernando Arantes, professor de economia da Unicamp. Palestra acontece no Cine Clube Cauim, na rua São Sebastião, 920, a partir das 8h.
O convite aos estagiários foi feito por meio de ofício a todas as secretarias, autarquias e coordenadorias da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Estima-se receber 500 estagiários para este evento.
Para o coordenador do programa, Jason Albuquerque, esta é mais uma ação em prol dos jovens que estão atuando dentro das repartições municipais. “Estou muito feliz de podermos colaborar com a formação profissional destes jovens, que vão encontrar nesta palestra, direções e referências para suas carreiras”.
 O Programa Ribeirão Jovem, responsável pelas políticas públicas de juventude do município, vem buscando, a cada dia, melhorar o atendimento ao jovem de Ribeirão Preto, oferecendo diversos programas como primeiro emprego, estágio na Prefeitura, capacitação profissional com cursos de informática e audiovisual, além de aulas de dança nas comunidades.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do programa, que fica na rua Álvares Cabral, 930, no Centro. Mais informações pelo telefone 3610-1510.

Publicado: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
15 de fevereiro de 2011

Reunião avalia atendimento no Ribeirão Jovem e quer implementar melhorias

 Nesta primeira etapa, foram reunidos estagiários dos Centros de Inclusão Digital, que apresentaram suas propostas para melhoria no atendimento


Foto: João Ricardo Teixeira
Estagiários dos CIDs apresentam propostas de melhorias no atendimento à população

Estagiários dos Centros de Inclusão Digital – CIDs - do programa Ribeirão Jovem estiveram em reunião na tarde desta sexta-feira, dia 11, na sede do programa, para discutir melhorias no atendimento.
Os participantes apresentaram propostas para o projeto dos telecentros e receberam uma nova apostila atualizada do curso, além do calendário oficial de atividades de 2011, que servirá para pautar o início e término de cursos.
Na ocasião, foi apresentado aos estagiários, o novo supervisor do projeto, Thiago Caju, que fará o monitoramento das atividades de acordo com o novo padrão de atendimento. “Vamos implantar novas metas para nossos estagiários, que vão mudar gradativamente o padrão de atendimento ao munícipe. Nosso objetivo é facilitar o aprendizado do aluno”, ressalta Caju.
Atualmente, o Programa oferece curso de iniciação à informática nos 31 telecentros distribuídos estrategicamente na cidade de Ribeirão Preto. O projeto atende entre crianças, jovens, adultos e idosos, cerca de 4 mil pessoas por ano.
Para o coordenador do Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque, o programa vem aperfeiçoando projetos para atender um número maior de pessoas no município, “Nós estamos empenhados em melhorar todos os projetos. Começamos pelos Centros de Inclusão Digital porque abrangem um maior número de pessoas que necessitam desta capacitação para o mercado profissional. Estamos abertos a sugestões de nossos estagiários e participantes de projetos”.   
Os formados nos cursos oferecidos nos CIDs estão aptos a operar Microsoft Windows XP, Microsoft Office Word, Excel, Power Point, Digitação e Internet. O curso tem duração média de três meses e carga horária média de 26 horas, ministrado duas vezes por semana. O curso dá direito a certificado de conclusão emitido pelo programa.
Os CIDs dispõem de Internet e abrem suas portas todas as sextas-feiras para a população utilizar o serviço gratuitamente. O uso individual do microcomputador é de uma hora por pessoa.
Outras informações podem ser obtidas no site www.ribeiraojovem.ribeiraopreto.sp.gov.br ou pelo telefone 3610-1510.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 12 de Fevereiro de 2011

Programa Ribeirão Jovem atende mais de 1.000 jovens por mês

Programa de políticas públicas para a Juventude oferece vagas de emprego, estágio e cursos de capacitação profissional

Foto: Ricardokado
Sede do programa Ribeirão Jovem fica na rua Álvares Cabral, 930

Os jovens de Ribeirão Preto estão amparados pelo Programa Municipal de Políticas Públicas de Juventude, o Ribeirão Jovem, que oferece vagas para primeiro emprego e estágio na Prefeitura Municipal. Além disso, o programa investe em capacitação destes jovens, mantendo telecentros em toda a cidade.

Com o objetivo de integrar jovens e adolescentes, de 16 a 29 anos, à realidade profissional, o programa oferece curso de iniciação à Informática, com duração de três meses, e mantêm cadastro com diversas empresas para dar oportunidade do primeiro emprego para diversos jovens, principalmente em situação de risco social. O Programa atende mais de 1.000 jovens por mês. Hoje a Prefeitura Municipal conta com 1.200 jovens atuando na administração direta e indireta, contribuindo assim, para o crescimento pessoal e profissional de cada um deles.

O Ribeirão Jovem conta com seis programas voltados para a juventude, que juntos atendem todas as regiões de Ribeirão Preto. São eles: Centros de Inclusão Digital, Estágio Cidadão, Casa da Juventude, Dança Comigo, Ribeirão Jovem Saúde e Oficina Audivisual.

Centros de Inclusão Digital - Com 30 telecentros, este programa atua com capacitação para o trabalho, oferecendo acesso à Internet e curso de iniciação à informática. O curso tem duração de três meses e dá direito a certificado. Para se inscrever, interessados podem acessar o site www.ribeiraopreto.sp.gov.br no botão dos destaques ou no link do Ribeirão Jovem no menu lateral esquerdo.

Estágio Cidadão – Projeto tem por objetivo inserir no quadro de estagiários da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, estudantes de ensino médio, técnico ou superior. A inscrição é feita na sede do programa.

Casa da Juventude – Em parceria com grandes empresas, este projeto visa oferecer oportunidades de ingresso no mercado de trabalho em empresas privadas.

Dança Comigo – Aulas gratuitas de balé, jazz e sapateado contemporâneo são oferecidas em 12 núcleos atendendo todas as regiões de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista. As inscrições são feitas na sede do programa.

Ribeirão Jovem Saúde – Em parceria com a secretaria da saúde, este projeto visaconscientização de jovens em relação às doenças sexualmente transmissíveis, e conta com participação voluntária de vários estagiários da prefeitura.

Oficina Audiovisual – Esta oficina foi retomada recentementepor conta da procura dos jovens. Tem duração de seis meses, conta com vasta grade pedagógica e dá direito a certificado. Inscrições podem ser feitas pelo site www.ribeiraopreto.sp.gov.br no botão dos destaques ou no link do Ribeirão Jovem no menu lateral esquerdo.

A sede do programa Ribeirão Jovem fica na rua Álvares Cabral, 930, Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3610-6555 ou 3610-1510.

Prefeitura arrecadou mais de 50 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, dia 26, mais uma remessa foi enviada para a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, que realiza o trabalho de triagem entre as famílias vitimizadas

Fotos Tiago Morgan
Solidariedade: Mais de 50 toneladas de donativos têm sido enviada às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro 

A integração entre poder público, privado e sociedade civil, garantiu o sucesso na captação de donativos para as vítimas das inundações e desmoronamentos nas regiões serranas do Rio de Janeiro. A ação, de iniciativa da Prefeitura Municipal, que teve início na última semana, arrecadou mais de 50 toneladas de itens de primeira necessidade, destinados à Defesa Civil das cidades atingidas, e neste momento realiza a triagem das arrecadações.
“Agradecemos o grande envolvimento da população, que se sensibilizou com esta tragédia e contribuiu para que pudéssemos ultrapassar as expectativas que tínhamos de doação. Mais de 50 toneladas foram arrecadadas e temos como prioridade neste momento, realizar o envio destes donativos”, ressaltou André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.

Fotos Tiago Morgan
 Mais uma remessa foi enviada nesta terça-feira, dia 26

Na última semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal e Programa Ribeirão Jovem, realizou uma ação de arrecadação de itens de primeira necessidade, na região Oeste da cidade. Com a participação de cerca de 60 voluntários, entre funcionários de Departamentos da Prefeitura e sociedade civil, foram realizadas abordagens casa a casa no bairro da Vila Virgínia.
Destino – Nesta terça-feira, dia 26, mais uma remessa de produtos arrecadados, como alimentos não perecíveis, produtos como colchonetes, cobertores, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e higiene pessoal foram enviados à Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, por meio de parceria entre os cantores João Bosco e Vinícius, que disponibilizaram uma carreta para o transporte dos donativos. As doações vêm sendo enviadas diariamente graças à colaboração de empresas de transporte.

 

Prioridades são alimentos não perecíveis, especialmente leite em pó, e materiais de limpeza e higiene pessoal.

Prioridades são alimentos não perecíveis, especialmente leite em pó, e materiais de limpeza e higiene pessoal.  Para obter mais informações entre em contato com a Defesa Civil pelo 199.

Pontos de coleta - Centro
Fundo Social de Solidariedade - Rua Cerqueira César - Fone: 3625-7194
Programa Ribeirão Jovem- Rua Álvares Cabral, 930 - 3610-1510 3610-6555

Programa Ribeirão Jovem prossegue com inscrições para a Oficina de Audiovisual

As inscrições, que acontecem até o dia 10 de janeiro, podem ser feitas por jovens acima de 15 anos
 

Com caráter cultural e educacional, o Projeto de implantação da oficina audiovisual, realizado pelo Programa Ribeirão Jovem, prossegue com inscrições abertas até o dia 10 de janeiro e pode ser realizada na sede do Programa Ribeirão Jovem, na Rua Álvares Cabral, 930, Centro, ou pelo Portal Oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br –. Destinado a grupos de jovens que estejam cursando o ensino médio e acima de 15 anos, o projeto consiste em aproximar esses jovens da linguagem audiovisual, concedida na sua interdisciplinaridade.


O trabalho pedagógico da oficina é desenvolvido pelos seus organizadores, “Oficinarp” capazes de conciliar as disciplinas escolares como: português, literatura, arte, entre outros. As inscrições vão até o dia 10 de janeiro de 2010 com a previsão de início na terceira semana de janeiro. Podem se inscrever jovens acima de 15 anos.

O cinema, em seu sentido habitual, é compreendido como uma forma de arte capaz de atravessar a maior variedade de linguagens artística, como pintura, literatura, a música, a fotografia, entre outros. Além disso, por suas próprias características técnicas, produz-se estudo e contato prático com conhecimento cientifico, tais como a matemática, física e a química, em processo como montagem dos planos, a fotografia, o trabalho com os equipamentos de filmagem e sonoplastia.

Segundo o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque, “o curso é baseado em disciplinas escolar como: português, literatura, artes, química e física, entre outras. O aluno participa desde a criação do roteiro a montagens dos planos para a filmagem. O curso tem duração de seis meses, incluindo aulas praticas e teóricas. O aluno ganha certificado de participação assinado pela coordenação do programa”, ressalta Jason Albuquerque.

Mais informações pelo telefone 3610-1510.



Processos seletivos do Programa Ribeirão Jovem estão com inscrições abertas

Para participar dos processos seletivos de emprego e estágio do Programa Ribeirão Jovem, as inscrições podem ser feitas on-line

Foto: Roberto Galhardo
 
Jovens de 16 a 23 anos, residentes no município de Ribeirão Preto, podem fazer sua inscrição on-line na página do Programa Ribeirão Jovem e participar dos processos seletivos de vagas de emprego e estágio. As vagas são abertas e atualizadas diariamente, pela equipe da Casa da Juventude. São vagas de empresas parceiras e nos órgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto. Para fazer a inscrição é necessário ter acima de 16 anos, apresentar CPF e RG e comporvar que esteja cursando o ensino médio, técnico ou superior.
 
Uma nova forma de se cadastrar, participar e garantir o seu primeiro emprego é fazer a inscrição pelo Portal da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br – no link do Ribeirão Jovem. Para mais informações entre em contato pelos telefones (16) 3610-1510 ou (16) 3610-6555, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Casa da Juventude- Este serviço tem por objetivo não apenas o encaminhamento do jovem para o mercado, mas também a construção da identidade profissional, assim como seu desenvolvimento.
A avaliação é realizada com base nos pré-requisitos do cargo encaminhado pelas empresas parceiras, seguindo as seguintes etapas: entrevista individual ou coletiva, realização de dinâmicas de grupo para a identificação de conhecimento técnico e habilidades específicas para o cargo.

Estágio Cidadão: Promove a experiência de primeiro contato com o mercado de trabalho aos jovens residentes em Ribeirão Preto, de 16 a 28 anos, que comprovadamente estiverem freqüentando cursos de educação superior, de ensino médio ou de nível técnico, conforme a legislação em vigor que regulamenta o estágio no país.
Bolsa-Auxílio: A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto oferece estágios em duas diferentes cargas horárias, inclusive para adequação ao disposto na legislação pátria, sendo eles:

20h semanais = R$ 230,00 + auxílio transporte de R$80,00(*)

30h semanais = R$ 350,00 + auxílio transporte de R$80,00(*)

(*) Os Termos de Compromisso de Estágio assinados antes de 25 de setembro de 2008 (Lei Federal 11.788/08), continuam vigentes conforme as cláusulas anteriormente pactuadas.